Cada engrenagem da mecânica de uma fábrica ou indústria possui suas características próprias, sendo destinadas a um uso particular. Não é desigual com a engrenagem Cônica de Dentes Retos. Tipo bastante conhecido de engrenagem, a engrenagem Cônica de Dentes Retos se liga a outra engrenagem do mesmo tipo com finalidade de a transmissão de atividade rotatório entre um “eixo concorrente”.
Com o objetivo de que isso ocorra, a engrenagem Cônica de Dentes Retos é colocada sobre outra em um cruzamento que gera um ângulo 90º. Assim, conforme seu nome já diz, esta engrenagem possui uma forma cônica e o mesmo ocorre com seus dentes, que vão se alongando até a ponta da engrenagem. O encaixe de uma engrenagem Cônica de Dentes Retos com a outra deve ser perfeito com o intuito de que não ocorram emperramentos no decorrer de suas atividades.
Esta engrenagem Cônica de Dentes Retos consegue trocar a direção de um giro e sua força a partir de movimentos de pouca velocidade. O formato dos dentes deste tipo de engrenagem faz com que as pancadas da movimentação da engrenagem caiam sobre apenas um dente da peça. Através causa disso, ela consegue se tornar áspera e se desgastar com o tempo, caso não sejam tomados os devidos cuidados com a engrenagem.
Uma engrenagem Cônica de Dentes Retos é capaz ter diversos tamanhos, já que costuma ser usada em diversos maquinários. Cabe desta maneira ao parceiro examinar qual o tamanho correto da peça com finalidade de sua máquina, prestando atenção da mesma forma na fabricação da engrenagem.