Engrenagens são rodas com dentes em tamanhos e formatos padrões que movimentam peças e máquinas por entre da força entre os eixos. Um tipo específico de engrenagem é a engrenagem cônica espiral.
A engrenagem cônica espiral é constituída de rodas cônicas com dentes em ângulo de hélice e é empregada nos mais diferentes tipos de maquinários, trabalhando com menor ruído e maior potência. Esse modelo de engrenagem é montado em eixos que podem ou não ser perpendiculares – é mais comum quando montada em eixos separados através 90º (graus), porém da mesma forma podem funcionar em outros ângulos.
Aplicações da engrenagem cônica espiral
A engrenagem cônica espiral é mais utilizada quando existe a carência de alteração da rotação de um eixo. Seus dentes são fixos em um determinado ângulo, o que permite a distribuição da pressão e suavidade na interação das peças, e essa particularidade permite adequação a inúmeras atividades.
A face da engrenagem cônica espiral é angulada e com dentes correndo ao grande do cone da peça. O intuito maior do uso da engrenagem cônica espiral é que ela se integre com outras engrenagens e seu uso é variado na indústria; contudo uma das suas aplicações mais conhecidas é o motor do carro. outra aplicação da engrenagem cônica espiral é no atividade de portas e portões automáticos.
A engrenagem cônica espiral precisa ser montada através profissionais da espaço mecânica com finalidade de que funcione corretamente. As engrenagens da mesma forma precisam de manutenção regular, limpeza e lubrificação com o intuito de manter em dia sa existência útil.