A engrenagem reta é parte indispensável do motor e a principal trabalho executada através essa peça é a diminuição da velocidade de transmissão do aparelho motorizado. Um amostra é a caixa de câmbio dos veículos motorizados. Através meio da engrenagem é plausível implementar a redução, sem tirar a força do motor, a velocidade em que o veículo está sendo guiado. Porém, o desempenho está relacionado ao tipo de engrenagem que está sendo utilizada. No mercado, os principais tipos de engrenagem com finalidade de motor são:
- As engrenagens cilíndricas helicoidais, que têm os dentes inclinados em associação ao eixo de rotação;
- As engrenagens cônicas, que recebem esse nome pois têm o formato semelhante ao de um cone e podem deter os dentes retos ou inclinados com o intuito de o seu eixo de rotação, conforme os das helicoidais;
- As engrenagens retas são as mais comuns encontradas nos motores.
Características e Utilidades das engrenagens retas
A transmissão através engrenagens é realizada através um ou mais elementos. No caso da engrenagem reta são dois, que possuem os seus dentes retos, e paralelos ao eixo de rotação, até através isso essa peça é denominada desse modo. A partir do momento em que são acionadas, a engrenagem reta passam a funcionar através meio da força que um dos elementos faz sobre o outro. Apesar de serem muito comuns em carros, tratores e outros veículos, aparelhos que funcionam através meio de motor do mesmo modo usam o modelo de engrenagem reta. alguns estão presentes no cotidiano, conforme as máquinas de lavar e secar roupas, além da chave de fenda elétrica, utilizada com o intuito de parafusar objetos, que do mesmo modo possuem a engrenagem reta.