As engrenagens abertas servem com o objetivo de uma série de aplicações diferentes. Estas peças têm a trabalho de promover a movimentação de máquinas e equipamentos industriais em geral, assegurando que eles funcionem de processo adequada. A fim de que isso seja possível, as engrenagens são fabricadas em muitas variações diferentes. Seus modelos se diferem em tamanho, formato e características.
Alguns tipos de engrenagens abertas
São diversos os modelos de engrenagens abertas existentes, sendo cada um mais recomendado com intenção de determinada situação. Esta variedade é extremamente crucial já que assegura que o consumidor encontrará o produto fundamental com finalidade de o seu projeto.
Entre os modelos mais comuns de engrenagens abertas estão, através exemplo, as engrenagens cônicas. Este tipo de engrenagem é usado em situações nas quais há a exigência de mudança na direção de algum dos eixos e igualmente na rotação. Os dentes destas peças podem ser tanto retos quanto em espiral – ou até mesmo no formato helicoidal.
A engrenagem helicoidal é mais um dos modelos de engrenagens abertas que podemos encontrar. Neste caso, o uso costuma ser realizado quando há a falta de implementar a transmissão de forma fixa em situações nas quais a rotação é alta. Este tipo de engrenagem trabalha de forma pouco ruidosa, o que acontece através conta dos dentes da peça, que funcionam conforme componentes axiais de força.
Outro modelo encontrado entre as engrenagens abertas é a engrenagem cilíndrica – que é capaz ser fabricada com dentes retos ou helicoidais. No caso dos dentes retos, o produto faz a transmissão da rotação de processo paralela entre os eixos. Já quando se trata dos dentes helicoidais, a peça é possível de executar esta transmissão tanto em situações paralelas quanto nas quais os eixos formam ângulos.