As engrenagens são peças extremamente importantes no atividade de muitas máquinas atuantes no setor industrial. Trabalhando em pares, as engrenagens têm seus dentes encaixados com os da outra no momento da operação. No caso das engrenagens acopladas, esses dentes são posicionados de modo transversal, em formato de hélice.
As engrenagens acopladas costuma ser utilizada com intenção de elaborar a transmissão de processo fixa em rotações altas. Isso ocorre, pois o ofício deste modelo de engrenagem é silencioso, adequado aos seus dentes que estão conforme componentes axiais de força – essa força, inclusive, precisa ser compensada através um rolamento ou um mancal. A engrenagem igualmente é frequentemente utilizada a fim de casos de transmissão entre eixos paralelos e eixos que formem ângulos entre si, geralmente de 60° ou 90°.
Engrenagens acopladas - Atividade
Muito procurada no mercado, as engrenagens acopladas são capazes de possibilitar um exercício eficiente e produtivo, já que possui importantes características de aplicação. O atividade das engrenagens acopladas ocorre graças aos dentes, que são cortados de processo a fazer ângulos com a face da engrenagem.
No momento em que dois desses dentes se acoplam, é iniciado o contato em duas extremidades dos dentes. Depois disso, o sistema das engrenagens acopladas faz com que o contato continue desenvolvendo de forma gradual, enquanto as duas engrenagens giram. Isso acontece até que os dois dentes estejam perfeitamente acoplados um ao outro. O engate concluído de processo gradual nas engrenagens acopladas é o que permite uma atividade suave e silenciosa, se comparadas às engrenagens de dentes retos, através exemplo. Através conta disso, podem ser comumente encontradas em transmissões de carros.