As Engrenagens Cilíndricas com dentes retos e Helicoidais é uma engrenagem constituída através dentes que não permanecem alinhados com a direção axial em que estão colocados os elementos que fazem a transmissão. Geralmente são utilizados quando há a carência de construir reduções que não ocupem um amplo área axial e que façam pouco ruído.
Os dentes das Engrenagens Cilíndricas com dentes retos e Helicoidais são mais largos se comparados aos das engrenagens de dente reto. Além disso, no decorrer de o método de atividade da engrenagem, os dentes helicoidais trabalham com um engrenamento concluído de forma gradual.
Atividade das Engrenagens Cilíndricas com dentes retos e Helicoidais
O engrenamento efetuado pelas Engrenagens Cilíndricas com dentes retos e Helicoidais é capaz acontecer de duas formas diferentes. É provável que seja realizado tanto o engrenamento paralelo quanto o cruzado. Em conexão às diferenças entre esses dois tipos de atividade das engrenagens e o atividade de cada um, é provável observar:
- Quando o engrenamento é cumprido de forma paralela, o deslizamento é iniciado na extremidade do dente. Isso faz com que a face seja varrida de forma cruzada. Além disso, ao trabalhar com as Engrenagens Cilíndricas com dentes retos e Helicoidais em sentido paralelo, é provável efetivar um trabalho mais silencioso e que gera menos vibração ao sistema em que está trabalhando.
- No caso do engrenamento concluído de forma cruzada, os dentes dispensam a dificuldade de rolamento com o objetivo de escorregar, tendo um contato executado de processo pontual. Essa forma de ofício das Engrenagens Cilíndricas com dentes retos e Helicoidais gera uma eficácia de carregamento mais reduzida, sendo recomendada com o objetivo de situações em que as cargas trabalhadas sejam leves, permitindo, dessa forma, um melhor aproveitamento e maior capacidade na atividade das Engrenagens Cilíndricas com dentes retos e Helicoidais.