Engrenagem é um elemento mecânico que possui rodas dentadas que se ligam a eixos, que imprimem rotação e torque, o que transmite potência. Existem engrenagens de diferentes tipos, e servem a aplicações diferentes. Através exemplo, há a engrenagem reta, a engrenagem hipoide, a engrenagem helicoidal e as engrenagens cônicas.
As engrenagens fazem parte de um sistema mecânico, no qual operam em pares, com os dentes de uma engrenagem se encaixando nos espaços existentes entre os dentes da outra. Normalmente as engrenagens têm forma circular, e, sendo cuidadosamente moldadas, transmitem um atividade contínuo e uniforme, sendo utilizadas em diversos equipamentos e máquinas em vários segmentos da indústria.
Tudo sobre as engrenagens cônicas
As engrenagens cônicas são utilizadas, em geral, quando há a ausência de mudanças na rotação e direção de um eixo.
Os dentes das engrenages cônicas podem dispor vários formatos. Eles podem ser:
- Retos: As engrenages cônicas de dentes retos geralmente tem aplicação em equipamentos menores e de baixa rotação, sendo uma opção bastante econômica;
- Helicoidais: As engrenages cônicas de dentes helicoidais possui dentes posicionados no sentido transversal em associação ao eixo, sendo utilizada em sistemas que operam em rotações elevadas;
- Em espiral: As engrenages cônicas de dentes em espiral tem seus dentes fixados num ângulo que permite que a pressão seja distribuída, de forma que a interação entre as peças seja bastante suave.
Havendo tal variedade de tipos de engrenages cônicas, é imprescindível saber qual é mais adequada à aplicação que terá. Com o intuito de isso, o freguês consegue contatar entidades especializadas com finalidade de adquirir orientação.