As engrenagens cônicas de madeira são um tipo de engrenagem utilizada, geralmente, quando há ausência de mudança na rotação e direção de um eixo.
No caso das engrenagens cônicas de madeira, seus dentes podem ser retos, em espiral ou helicoidais. Conforme nos casos em que se utiliza os dentes retos, o impacto entre eles é provocado de uma só vez à cada mudança de contato, é mais comum que se opte através dentes curvados. Isso porque, os dentes em espiral ou helicoidais amenizam o impacto entre os dentes, já que o contato é concluído de processo gradativa, iniciando através uma extremidade e se espalhando ao grande do friso.
Diferença entre os dentes
As engrenagens cônicas de madeira de dentes retos, além disso assim, é indicada a equipamentos menores, de baixa rotação, sendo uma opção inclusive econômica.
Enquanto isso, as engrenagens cônicas de madeira em espiral possui os dentes fixados a um determinado ângulo, permitindo que a distribuição da pressão e promovendo suavidade no interação entre as peças, se adequando melhor a uma gama maior de atividades.
Já nas engrenagens cônicas de madeira helicoidal, os dentes são dispostos no sentido transversal em conexão ao eixo, sendo adequada à utilização em sistemas que operam em rotação elevadas. Esse tipo de engrenagem conta além disso com a vantagem de trabalhar não apenas com a transmissão em eixos paralelos, porém igualmente no caso de eixos que formam um ângulo entre si.
Comprar engrenagens cônicas de madeira
Diante desses e além do mais outros modelos e funcionalidades possíveis dos diversos modelos de engrenagens, é crucial conseguir ter com orientação processo na execução de projetos, bem conforme com o trabalho qualificado de produção das peças.