As engrenagens internas, em que os dentes cortados apontam com o objetivo de o interior de uma superfície cilíndrica, tem a trabalho de transmitir atividade sem deslizamento e disponibiliza unidade de transmissão do eixo paralelo com vasto diminuição de velocidade.
Nos casos em que são necessários dois eixos paralelos girando no mesmo sentido, as engrenagens internas elimina a utilização de uma peça intermediária.
As engrenagens internas é diversas vezes utilizada em chaves de fenda elétricas, mecanismos de bicicletas e da mesma forma em bombas.
Bombas de engrenagens internas
As bombas de engrenagens internas consistem de uma engrenagem externa cujos dentes se entrelaçam na parte interna de outra maior. São utilizadas em inúmeros serviços de dosagem e transferência em segmentos industriais, conforme o petroquímico e o alimentício.
O fluxo é gerado através duas engrenagens que quando se juntam forçam o líquido com intenção de fora da bomba. Pela sua versatilidade, é variadas vezes utilizada em líquidos com espessura fina, conforme solventes e combustíveis. Do mesmo modo são excelentes no bombeamento de líquidos mais grossos, conforme chocolate e asfalto.
As bombas de engrenagens internas possuem além disso alto ser capaz de sucção, baixo índice de desgaste e sistema com finalidade de ajuste de folgas. Esta folga é ajustável com intenção de acomodar a alta temperatura, maximizar a capacidade de manipulação de líquidos de elevada viscosidade e com intenção de acomodar o desgaste. As bombas de engrenagens internas do mesmo modo possuem manutenção simples, porque ela é capaz ser executada sem a carência da remoção da bomba.